OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO E AS CONCEPÇÕES DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR
Alairton Luis Araujo Soares*
RESUMO
Neste texto, ao discorrer sobre objetivos da educação e as concepções de organização e gestão escolar, em busca de uma visão panorâmica, partiu-se da ideia de educação fundado no conceito de cultura, que por sua vez direciona o currículo. Assim, a sociedade requer o retorno cultural através do processo educativo, gerando expectativas de redenção, reprodução ou de transformação da sociedade por intermédio da educação. Na sociedade brasileira, altamente influenciada pela ideologia político-econômica capitalista exige uma pedagogia liberal, centrada na individualidade. E, no inverso, a concepção progressista prega a libertação, a consciência e a participação. Nesse contexto, torna-se imperioso uma gestão desse processo de forma democrático-participativa, forma de gestão mais adequada ao contexto de redemocratização do nosso país.
Palavras-chave: Educação. Escola. Organização e Gestão
1 INTRODUÇÃO
O fenômeno educativo é anterior ao seu estudo e sistematização. É o processo de transmissão da cultura, mas também de perpetuação e construção da mesma; através dela, o homem produz conhecimentos, técnicas, inova e renova sua história.
Inicialmente, procura-se ressaltar que todo o processo educativo está inserido no contexto cultural, que por sua vez direciona os currículos educacionais. Em seguida, apontam-se três visões – redentorista, reprodutivista e transformadora – que interrelacionam educação versus sociedade. No segundo momento, retrata-se a função social da escola de acordo com as tendências pedagógicas (liberais e progressistas) no cenário brasileiro. Por último, discorre-se sobre as diferentes concepções de gestão (técnico-científica, autogestionária, interpretativa e democrático-participativa), enfatizando-se esta última, sobretudo, na atualidade, caracterizada pelo processo de redemocratização, ou seja, pela necessidade de