Resumo do livro qual é a tua obra?
Katiane Santos de Matos*
Mario Sergio Cortella é um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor - titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVPEC da FGV-SP e fez o programa "Diálogos Impertinentes" na TV PUC, no Canal Universitário. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e é autor, entre outros livros, de A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas, Não Nascemos Prontos! e O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz.
Qual é a tua obra é um livro, que conduz o leitor a refletir sobre gestão, liderança e ética. Além de lançar o desafio do que é ser um verdadeiro líder e a capacidade de respeitar o outro como o outro e não como um estranho e edificar um conjunto, um sentido que honre nossa vida.
Segundo Cortella (2007), ¨ Todas as vezes que aquilo que você faz não permite que você se reconheça, seu trabalho se torna estranho a você. As pessoas costumam pensar que não estão se encontrando no que faz, porque o trabalho exige reconhecimento- conhecer de novo ¨. Funciona como uma sensação de vazio anterior, uma sensação de vazio que traz consigo uma crise no conjunto da vida social, do qual o trabalho é apenas um pedaço e que envolve a família, a relação entre as gerações e a própria escola. Temos carência profunda e necessidade urgente de a vida ser muito mais a realização de uma obra do que de um fardo que se carrega no dia-a-dia.
Desde o passado a idéia de trabalho é associada a castigo, fardo, para explicação o autor citar o período do século II A.C até o século V com a formação da sociedade greco-romana (sociedade essa que cresceu