Resumo do livro vida e obra de taylor
1 INTRODUÇÃO
Será abordado através deste uma análise crítica da obra Princípios da Administração Científica, referente ao autor Frederick Winslow Taylor, editada em 1995. A apresentação deste trabalho começará com uma síntese dos devidos tópicos retirados do livro. Contudo, haverá uma elaboração da análise crítica a qual se dará por outras formas de pensamentos perante certos autores. Analisando-se os métodos da Administração Científica juntamente com as relevantes críticas espera-se obter uma notável visão sobre o assunto abordado visto que, este possa ser de grande valia para nosso conhecimento, bem como o do curso.
2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
Frederick Winslow Taylor nascido em Germantown, subúrbio da Filadélfia nos Estados Unidos, no dia 20 de março de 1856, foi o iniciador da eficiência industrial contribuindo de forma eficaz para o desenvolvimento industrial do século XX. Nascido de uma família de classe média era estudioso e ambicioso para tornar-se advogado passando por alguns colégios dos Estados Unidos onde se preparava para o exame de vestibular, porém, ao ter comprometido sua vista, acabou largando os estudos e aos dezoitos anos entrou para uma oficina mecânica como cargo de aprendiz.
Mais tarde, conhecido como o “Pai da Organização Científica do Trabalho”, subiu de operário a engenheiro-chefe em um curto espaço de seis anos visto que, se dedicava com o maior zelo e a maior paciência ao trabalho diariamente. Homem de grande força de vontade utilizava todos os recursos para conseguir rendimento diário aceitável, estipulando medidas rigorosas e tendo consequentemente atitudes duras perante aos funcionários ao passo que, dizia-lhes tudo o que pensava sendo associado como um chefe não muito agradável. Formou-se em engenheiro mecânico estudando à noite e usufruindo-se de suas