RESUMO DO LIVRO QUAL A SUA OBRA
RESUMO DO LIVRO
QUAL É A TUA OBRA?
INQUIETAÇÕES PROPOSITIVAS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA.
AUTOR: MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
RESUMO DO LIVRO
QUAL É A TUA OBRA?
INQUIETAÇÕES PROPOSITIVAS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA.
AUTOR: MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
MÁRCIA LEILA COSTA – Nº 30753
A obra de Mário Sérgio Cortella, “Qual é a tua obra?” é dividida em três grandes capítulos: Gestão, Liderança e Ética.
Gestão
Capítulo 1 – Em busca de Sentido No primeiro capítulo o autor faz uma abordagem às angustias que sofremos na vida e as identifica como sendo um vazio interior que precisa ser preenchido. Este preenchimento pode ocorrer parcialmente no ambiente de trabalho, quando este nos traz satisfação. Por outro lado, não considera que o líder tenha que se tornar um guru indo ao extremo esoterismo. Salienta apenas que tanto líderes quanto os subordinados passam por um momento de transição de turbulência muito forte em relação aos valores, insistindo que no mundo do trabalho também cabem alegria e fruição, olhando para o outro com humanidade sabendo que dela faz parte.
Capítulo 2 – Tripalium versus poesis Considerar o trabalho como castigo, vivendo numa sociedade capitalista é um contrassenso Isto ainda ocorre pelo estigma do trabalho escravo, da servidão e do castigo que permeia a história da humanidade. Afinal, o castigo de Adão e Eva foi respectivamente, trabalhar e sentir as dores do parto. Do ponto de vista da religiosidade originada no Ocidente, a ideia de trabalho continua sendo um castigo.. O mundo da Antiguidade, que é a base de nossa sociedade, coloca o trabalho como um castigo do ponto de vista moral-religioso, de acordo com a vontade dos deuses.
O teocentrismo avançado traz a ideia de que bom é ser o senhor, sendo o servo sempre submisso. A salvação está na pobreza e servidão, enquanto que no mundo protestante luterano o trabalho vem junto com o capitalismo, uma continuidade da obra divina. De