Resumo do livro de Le Bouch
LE BOUCH, Jean. Rumo a uma ciência do movimento. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 1987.
PALAVRAS – CHAVE:
Psicomotricidade; neurônios; movimento humano;
O capítulo Aproximação metodológica do livro de Le Bouch faz uma abordagem no que se diz respeito às questões de evolução do movimento, e traz concepções de diversos autores, baseando – se nas explicações na periodicidade e o contexto da história.
O texto faz uma consideração do movimento humano, abordando que este é utilizado pela para educar, onde algumas ciências se apossam desse conhecimento, fazendo com que este seja fragmentado e determinando que cada âmbito faça o seu estudo. que estuda direta ou indiretamente o movimento humano. Diante destas informações, o presente capítulo tenta definir e considerar o movimento humano e os estudos referentes.
O primeiro estudo a ser abordado é a relação do corpo e da alma, que é chamado de dualismo axiológico. Onde é afirmado através das teorias de Platão que a alma é o suporte do corpo. Ou seja, existe uma relação direta entre os dois, porém o enfoque maior deveria ser na mente, pois é quem faz com que os atos se realizem.
Com o passar dos anos, a Educação foi surgindo em um caráter biológico e voltado à promoção da saúde. Os corpos deveriam ser resistentes para que assim pudessem exercer as funções de trabalho manual e físico. Os indivíduos eram condicionados a ter corpos robustos, afim de que fosse aumentada a produtividade das fábricas, atendendo assim aos interesses do capital.
A biomecânica é abordada no intuito de explica para explicar os fenômenos acerca do movimento humano e o behavionismo que representa um conjunto de reações adaptativas às estimulações provenientes do meio externo. Porém, há controvérsias acerca desta concepção, pois acredita-se que o movimento humano tem que ser analisado na sua totalidade e globalidade. E esta análise se apóia na relação do homem com o meio, influenciada por três importantes