Capoeira
PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A CAPOEIRA NA ESCOLA
JOSEANO PAULINO BEZERRA
São Paulo
2013
2
JOSEANO PAULINO BEZERRA
A CAPOEIRA NA ESCOLA
Artigo apresentado ao Programa de Pós-Graduação
Lato Sensu em Educação Física Escolar da
Universidade Gama Filho como requisito parcial para obtenção do título de especialista.
Orientador: Profª. Vania Susana Brassea Galleguillos
São Paulo
2013
3
A CAPOEIRA NA ESCOLA
Joseano Paulino Bezerra
RESUMO
A capoeira é um tipo de jogo onde os participantes não são adversários. Eles fingem lutar e procuram oferecer uma visão artística de um combate. Sem clima de competição, os participantes demonstram sentimento de beleza, destreza, cultura e ritmo. O capoeirista contudo é um artista e um atleta, um jogador e um poeta. O objetivo deste artigo é o de identificar a capoeira como elemento cultural do movimento humano brasileiro a partir dos seus aspectos histórico-sociais.
Apresentar os fundamentos básicos da capoeira, estimulando os alunos a vivenciarem as diferentes formas de execução, entendendo a função de cada um dos fundamentos e de seus desdobramentos; A pesquisa será de âmbito bibliográfica. Palavras-chave: capoeira, cultura brasileira, educação física escolar.
INTRODUÇÃO
Crianças em idade escolar têm necessidade de se movimentar e todo o movimento é resultado de um aprimoramento prévio (desenvolvimento motor), que, com a capoeira, é especialmente mesclado a condutas internalizadas pelo aprendizado em geral, para suprir carências, biofísicas e biossociais que todo ser humano tem. A Capoeira pode ajudar na formação infantil e no adolescente?
Sobretudo, que seja um facilitador do desenvolvimento das crianças, permitindo-lhes brincar e explorar suas liberdades de movimentos, criatividades e expressões corporais.
Por permitir uma gama de possibilidades de encontros com a diversidade
(ritmo, poesia, música, exercícios,