Resenha
1.
O município de Sátiro Dias é contemplado com diversos programas federais que visam fornecer recursos que venham a desenvolver de forma qualitativa a educação e promover a inclusão das crianças, adolescentes, jovens e adultos nas escolas e favorecer consequentemente a inclusão social e combater as desigualdades.
No tocante ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, contribui para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem, o rendimento escolar dos estudantes e a formação de hábitos alimentares saudáveis, por meio da oferta da alimentação escolar e de ações de educação alimentar e nutricionais. São atendidos pelo Programa os alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos) matriculados em escolas públicas, filantrópicas e em entidades comunitárias (conveniadas com o poder público), por meio da transferência de recursos financeiros. No entanto, esse deixa muito a desejar em nosso município, visto que há uma ausência frequente de merenda escolar. Além do mais, os cardápios selecionados na maioria das vezes não atende ao desejo dos alunos, com isso, os mesmos perdem o hábito pela merenda escolar. É necessário destacar que o município dispõe de um Conselho de acompanhamento desse recurso e como o mesmo está sendo empregado no município.
O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) foi instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004, com o objetivo de garantir o acesso e a permanência nos estabelecimentos escolares dos alunos do ensino fundamental público residentes em área rural que utilizem transporte escolar, por meio de assistência financeira, em caráter suplementar, aos estados, Distrito Federal e municípios. Funciona de forma satisfatória, visto que todos os alunos sejam da zona urbana ou rural dispõe desse recurso. O município dispõe de uma frota de 10 ônibus amarelos oferecidos pelo FUNDEB e investe em contratação de