África
Clima: Quase três quartos do continente estão situados na zona intertropical da Terra, apresentando por isso, altas temperaturas com pequenas variações anuais.Os desertos ocupam o interior do território africano, com temperaturas que podem ser superiores a 40° O clima é bastante diversificado por conta das conjunção de 2 fatores: baixas latitudes e altitudes. As variações de clima são bem comuns,vai de tropical até desértico, exceto no extremo sul e os picos das montanhas. As chuvas ocorrem com abundancia na região equatorial, mas não significantes nas proximidades do Trópico de Câncer, onde se localiza deserto do Saara, em que na parte clara do dia, faz um calor praticamente insuportável e de noite, pode fazer frio.
Relevo: A maior parte do relevo africano é formada de planaltos elevados. Por serem formações muito antigas, esses planaltos sofreram grandes transformações ao longo das eras geológicas. Ao norte predomina área planáltica, ampla e desértica: o Saara. Sua formação recente apresenta montanhas cujos picos chegam a tingir 4.000 metros de altura. No leste encontra-se uma de SUS características físicas mais marcantes: uma falha geológica estendendo-se de norte ao sul, uma fenda tectônica em que se sucedem montanhas , algumas de origem vilcanica e grande depressões .Nessa régio se localizam os maiores lagos do continente, circundados por altas montanhas. Podemos dividir o relevo da África em três porções principais:
-Planalto Setentrional: localiza-se o deserto do Saara. A noroeste dele está a Cadeia do Atlas.
-Planalto Centro-Meridional: Tem altitudes médias, mais altas que a do Planalto Setentrional. A Bacia do Rio Congo e o Deserto do Kalahari são exceções dessa região.
-Planalto Oriental: Região de origem vulcânica, com altitudes elevada e depressões que deram origem a extensos lagos. Um aspecto marcante nesses planalto é o RIFT VALLEY, uma depressão alongada