Africa
Primeiras vestimentas
Os antropólogos acreditam que as primeiras vestes surgiram na África, há cerca de 75 mil anos atrás, provavelmente feitas a partir de couro e pele animal, que eram usadas para fazer tangas e coberturas para o corpo. Em algumas localizações geográficas, penas e conchas foram usadas para os primeiros adornos. Nas áreas tropicais, as roupas eram feitas das cascas internas de árvores como a figueira. Batia-se na casca com um martelo de madeira, uma pedra ou um osso até que amaciasse, então as camadas separadas eram sobrepostas em camadas maiores, depois eram secas e decoradas.
Aso-Oke nigeriano
Apesar dos estilistas às vezes adicionarem elementos modernos, os africanos ainda fazem muitas roupas com séculos de tradição. Um dos trajes mais conhecidos da Nigéria, que é usado para eventosespeciais, é chamado "Aso Ilu Oke," também conhecido por "Aso-Oke" ou "Aso-Ofi". Nestes, o material é tecido em um tear e, em seguida, os painéis separados são costurados lado a lado, formando um padrão. O Aso Ilu Oke feminino é composto por um vestido de manga comprida e cintura fina, um acessório específico de cabeça e um xale.
Danshiki africano
Uma veste africana masculina (atualmente usada também por mulheres) muito popular é o "danshiki" ou "dashiki". É uma camisa longa com ou sem mangas que normalmente vai até o começo das coxas e é bordada ou decorada com uma variedade de desenhos, principalmente em volta da área do pescoço. Os homens normalmente o usam com um "kufi" sem aba ou com um chapéu.
Caftan africano
Roupas africanas são conhecidas pela variedade de estampas decorativas e pelas cores vivas. O "caftan" ou "kaftan", por exemplo, é uma veste longa com ou sem mangas que hoje é geralmente usado por mulheres. Antigamente, entretanto, os homens africanos também o usavam normalmente. Pesquisadores reportam ainda que os antigos egípcios, como Cleópatra, usavam caftans de seda decorados. O termo "caftan" tornou-se uma palavra