psicomotricidade
v.4, n.2, p. 128 - 135, ago. – dez. 2013
A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Juliana Melo de Sousa
João Batista Lopes da Silva
RESUMO
Este artigo tem por objetivo abordar como a psicomotricidade na educação infantil pode auxiliar o aprendizado através do movimento. A metodologia utilizada foi a observação participante sendo realizado um questionário para uma professora e uma diretora. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram Jean Le Bouch e Gislene de Campos
Oliveira. Os resultados evidenciaram que a psicomotricidade é trabalhada por profissionais capazes e conscientes da importância da mesma, considerando-a como a ciência que envolve toda a ação realizada pelo indivíduo, e que represente suas necessidades e permita suas relações com os demais.
Palavras-chave: Educação. Educação Infantil. Psicomotricidade. Observação Participante.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem por objetivo abordar como a psicomotricidade na educação infantil pode auxiliar o aprendizado através do movimento. Ao trabalhar com a criança percebemos que ela apresenta várias dificuldades motoras e cognitivas, em seus primeiros anos de vida e quando entra na fase escolar. Para realizar a educação psicomotora na primeira infância, é preciso incentivar a prática do movimento em todas as etapas de sua vida.
O ato motor é ainda um recurso privilegiado para a construção do conhecimento. As sensações só são retidas, discriminadas e identificadas no momento em que a criança é capaz de reproduzi-las por meio de gestos apropriados. (MAHONEY apud, WALLON, p. 17).
* Acadêmica do 7º semestre do curso de Pedagogia Faculdade de Educação e Linguagem da UNEMAT –
Campus Universitário de Sinop.
Mestre em Educação pela Universidade de CIENFUEGOS – Cuba. Professor concursado em Educação Física, do Campus Universitário de Sinop.
Na educação Infantil, a psicomotricidade deve ser trabalhada constantemente, pois é o momento adequado para o