Pista Claudio Coutinho
Conceito: As Placas Informativas
Tema: A Estrutura das Rochas na Formação dos Morros do Pão de Açúcar
Relatório
Rio de Janeiro, 02 de julho de 2013
A pista Cláudio Coutinho fica localizada na Praia Vermelha na Urca e integra o Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.
Pelo trajeto da pista Cláudio Coutinho encontra-se placas com informações da fauna e flora da região, sobre a história da pista e também existem placas falando dos aspectos geológicos do local. Sendo este último citando o foco do relatório apresentado. No total há duas placas explicativas com a temática da geologia.
A primeira placa tem o título “A escultura do Pão de Açúcar” e explica das fraturas de alívio que são encontradas no Pão de Açúcar. Na placa informa que a rocha que o forma se formou há cerca de 560 milhões de anos, numa profundidade de pelo menos 25 km e a temperaturas extremamente altas, com o tempo depois da ação de chuvas ácidas, do vento e do mar, a rocha apareceu na superfície e aconteceram as fraturas de alívio, pois a pressão foi aliviada, causando as lascas. Ela também mostra que ao se observar de longe as lascas que existem em toda a sua extensão podem ser vistas e são elas as fraturas de alívio. A placa termina com um aviso de conscientização para cuidarmos bem dele.
A segunda placa tem o título “A Odisséia do Pão de Açúcar – As rochas contam sua história...”, ela conta que há 600 milhões de anos, nessa época, vários continentes antigos se aproximaram lentamente e se aglutinaram para formar em um enorme continente o Godwana. A pressão e o calor atuaram modificando as rochas, o que originou os gnaisses que são encontrados atualmente. O Pão de Açúcar foi formado pelo Ganisse Facoidal há cerca de 560 milhões de anos. A rocha que constava era inicialmente um granito formado pelo resfriamento de um magma das profundezas da crosta. O seu formato de montanha foi resultado da erosão que atuou em rochas fraturadas e na