Resumo do filme pro dia nascer feliz
O filme retrata a vida escolar de jovens em várias regiões do Brasil, e chama atenção para problemas como o contraste entre classes, o descaso na educação já que nunca foi prioridade em nosso país, a violência, a situação precária das escolas, o descaso com a merenda, salas de aulas lotadas, baixo salário dos professores, falta de transportes para aqueles que moram longe das escolas, sem contar com os métodos de ensino que faz com que os alunos passem de ano sem saber sequer escrever direito.
A décadas atrás já se faziam a pergunta: De quem é a culpa?
Seria da juventude dita trasviada ou nós que não oferecemos nenhum caminho?
Será que saberão votar amanhã, saberão escolher os diligentes para uma nação justa?
Se para votar bem é necessário favorecer a educação, o problema com o Brasil seria melhorar o trágico panorama da educação.
Hoje os problemas continuam os mesmos e mais alguns que apareceram com as leis falhas impostas para a educação. Um movimento criado em 2007, visava a melhoria na educação, mas tal movimento precisava de muitas providências para ser sustentável. Uma delas é a lei de responsabilidade educacional, que tem como função o acompanhamento de indicadores educacionais por meio de metas. Sabe-se que houve um aumento dos acessos de alunos às escolas, mas ainda há necessidade de priorizar a qualidade pedagógica.
Esses problemas, tem feito da escola um ambiente violento e de desinteresse por parte dos alunos e até de professores e diretores que estão desistindo de fazer a escola funcionar corretamente. Com tanta banalização é muito mais simples promover um aluno problemático para se livrar logo dele, que reprová-lo, assim será poupado de dar explicações à direção.
A violência um dos problemas gravíssimos tem se agravado cada dia mais, jovens sem incentivo algum, muitas vezes sem alimentação adequada, entram para o mundo dos vícios, das drogas, e fazem da escola o seu ambiente de intrigas onde muitas das vezes acabam em