Documentario pro dia ser feliz
Resumo
Filme: Pro dia nascer feliz
Diretor: João Jardim
Duração 82 min.
O diretor João Jardim faz um documentário crítico onde expõe as varias faces da educação brasileira, através de relatos e depoimentos de professores e alunos, ele procura mostrar de forma direta e real os desafios e problemas, enfrentados por professores e alunos da rede publica e privada.
Abordando de maneira direta os assuntos relacionados a preparo e segurança, o diretor procura mostrar a duabilidade socioeconômica expressa de forma gritante na educação, para isso o autor mostra a dura realidade dos alunos da rede publica do interior de Pernambuco, ate a cobrança dos estudantes da classe média da região sudeste.
Em Pernambuco depoimentos de alunos mostra a dura realidade da educação com falta a de professores e desmotivação do corpo docente, os alunos e professores tem de conviver em prédios sucateados e sem infra-estrura, algo que no Brasil chega a 13.7 mil escolas, dentre as quais 1,9 mil não tem água: na região sudeste do país, em locais como Rio de Janeiro e São Paulo os problemas mais freqüentes são a falta de segurança publica e drogadição ativa na comunidade e entorno da escola, também a cobrança psicológica feita pela necessidade de ascensão social da classe media. a obra de João Jardim revela a dificuldade que há em avaliar o complexo labor travado pelos educadores diante da imensa carência das escolas, tanto no âmbito estrutural como na falta de suporte psicológico. Chega-se à conclusão de que as escolas brasileiras estão doentes, beirando a um coma, e não há vontade política para prestar socorro ao moribundo.
O filme expõe trechos que nos fazem refletir sobre o que somos, e o que queremos, e o que faremos, para mudar o contexto da educação Brasileira.
Em Pernambuco vemos uma aluna sendo julgada pelo conteúdo de seus escritos, seus professores chegam a conclusão de que o texto produzido não é de sua autoria devido ao contexto sério e