Resumo do filme : Pro dia nascer feliz
Pro dia nascer feliz, é um documentário feito em quatro escolas do Brasil, Pernambuco, São Paulo, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, dirigido por João Jardim, onde mostra as dificuldades e problemas na educação, que se estende desde muitos anos.
Manari é uma das cidades mais pobres do Brasil, fica no estado de Pernambuco, onde estuda a adolescente Valéria de 16 anos de idade, que escreve textos poéticos. Quem ver Valéria lendo aquelas poesias, não imagina as dificuldades que passa todos os dias. Primeiro pra chegar até a escola precisa de um ônibus, que muitas vezes estraga, quando consegue chegar corre o risco de não ter aula, pois os professores faltam com frequência, sem falar na estrutura da escola, que é precária.
Ao chegar no estado do Rio de Janeiro, numa escola situada em Duque de Caxias, a situação é pior, com a influência da vida urbana, os alunos acham mais interessante, outras atividades, como festas, e até mesmo envolvimento com armas, os professores não conseguem contornar a situação. Para os alunos, a escola representa mais um status social do que uma instituição de ensino.
Em Itaquaquecetuba-SP, o problema continua, professores indisciplinados e alunos desinteressados. A comunidade é de baixa renda dificultando ainda mais o desenvolvimento escolar. Ainda em São Paulo na Escola E. Santa Cruz, a situação é um pouco diferente, em se tratando da classe social que é alta, mas os alunos são desinteressados, se preocupam com coisas supérfluas e deixando de lado a educação, o resultado, notas baixas, isso mostra que alguns problemas se repetem independentemente de situação financeira.
Qual será o motivo de, a educação no Brasil ser tão precária?
A educação não atrai votos, liberta!
Políticos não querem pessoas críticas, com mente aberta. Investir na educação para eles não dá lucros, dá pra roubar nas merendas, reformas, mas isso é muito pouco.
A educação no Brasil é tratada com descaso!
Gilberlandia B.