Redação
Atores: Não divulgados
Título no Brasil: Pro Dia Nascer Feliz
Título Original: Pro Dia Nascer Feliz
País de Origem: Brasil
Gênero: Documentário
Tempo de Duração: 88 minutos
Ano de Lançamento: 2006
Estréia no Brasil: 02/02/2007
Estúdio/Distribuição: Copacabana Filme
Sinopse:
Definido pelo próprio diretor como "um diário de observação da vida do adolescente no Brasil em seis escolas", Pro Dia Nascer Feliz flagra o dia-a-dia e adentra a subjetividade de alunas e professores de Pernambuco, São Paulo e Rio de Janeiro. As entrevistas são intercaladas com seqüências de observação do ambiente das escolas - meio, por sinal, bem pouco freqüentado pelo documentário. Sem exercer interferência direta, a câmera flagra salas de aula, esquadrinha corredores, pátios e banheiros, testemunha uma reunião de conselho de classe (onde os professores decidem o destino curricular dos alunos "difíceis") e momentos de relativa intimidade pessoal.
Resumo:
O documentário dirigido por João Jardim trata fundamentalmente do sistema de educação nacional. Traçado um caminho descritivo por algumas escolas brasileiras, não é tão surpreendente defrontar-se com as marcas das diferenças socioeconômicas: sejam as esboçadas pela estrutura física e pelo ensino, sejam as esboçadas pelo professor e pelo aluno. Mas impressionante, de fato, é notar, em traços relevantes, as formas de violência permanentes em cada segmento apresentado. Da criminalidade à violência gratuita, as respostas à Educação gritam de modo a desnudar o seu fracasso.
A trajetória do filme se inicia em Pernambuco, numa cidadezinha onde não há sequer uma escola. Os alunos, nesse caso, conta com um ônibus para levá-los a Manai, outra cidade, que fica a 30 quilômetros de distância. E, nessa realidade apresentada, surge a menina Valéria, de 16 anos, um exemplo marcante da exceção. Sua história é capaz de fascinar todo o público, pois – sob um olhar poético e esperançoso diante da