Resumo do espírito do capitalismo
Conforme Max Weber o espírito do capitalismo não significa o impulso de ter, ou a ânsia de lucro, não é a busca desenfreada do prazer e pela busca do dinheiro.
O espírito do capitalismo é uma ética de vida, uma orientação na qual o individuo é induzido um senso de obrigação moral para o cumprimento de suas obrigações terrenas. Weber cita como exemplo as máximas acolhidas de Benjamin Franklin: “Tempo é dinheiro”, ou “dinheiro gera mais dinheiro”, ou ainda o “bom pagador é dono da bolsa alheia”. A honestidade é útil porque assegura o credito e, esta é a razão pela qual são virtudes, são ética.
Weber deixa claro que o espírito do capitalismo não deve ser confundido com a forma do capitalismo, porque a forma sim é ambição por lucro, é a ânsia por mais e mais dinheiro se afastando de todo gozo espontâneo da vida, o homem é dominado pela produção de dinheiro. Resumindo a forma do capitalismo é um sistema econômico, cujo centro é representado pela empresa capitalista, trabalho organizado, gestão racional.
A ASCESE E O ESPIRITO DO CAPITALISMO A busca de riqueza como motivação de vida é condenada, no que se refere à produção de riqueza privada, a ascese condenava tanto a ganância quanto à desonestidade.
Usufruir a riqueza é perigoso porque o homem pode cair no relaxamento e desistir de buscar a santidade. Pois o descanso da santidade está em outro mundo deveis ser ricos para Deus e não para a carne. O homem nesse mundo deve trabalhar porque o trabalho mantém o corpo mente ocupado não permitindo que o homem tenha tempo para ter desejos e pensamentos pecaminosos. A falta de vontade de trabalhar é um sintoma de ausência do estado de graça (salvação).
De acordo com a ética de vários grupos religiosos é a vida profissional do homem que lhe dá moral, fazendo com que ele cumpra sua vocação. Não é um trabalho racional, mas uma vocação que é pedida por Deus.
Lutero aceita o destino irremediavelmente assinalado por Deus. O homem é apenas um