Informática
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE COMPUTADORES
JULHO/2010
Introdução ao Windows XP
Assim como já ocorria nas versões anteriores, o grande atrativo do Windows XP é a interface gráfica que possibilita ao usuário maior facilidade de operação. Apresenta algumas novidades muito interessantes:
SISTEMA OPERACIONAL
Antes, o Windows necessitava de um sistema operacional para funcionar (como por exemplo, o DOS), pois era apenas uma ambiente operacional. No Windows XP, não existe mais tal necessidade.
NOVA INTERFACE
Através da nova barra de tarefas e do botão Iniciar, o usuário pode ter acesso a praticamente todos os recursos que utilizará. Pode, por exemplo, abrir e alternar entre vários programas ou utilizar ferramentas de sistema.
ARQUITETURA MULTITAREFA (32 BITS)
Em sua primeira versão, o Windows trabalhava apenas em modo 16 bits, ou seja, podia dedicar-se a apenas uma tarefa de cada vez. O Windows XP trabalha em modo 32 bits, ou seja, permite a manipulação de vários programas ao mesmo tempo.
PLUG and PLAY
Com o Windows XP, você poderá fazer a atualização de seu equipamento com muito mais facilidade. Com a tecnologia Plug and Play, o Windows XP reconhece e configura automaticamente qualquer nova placa de hardware Plug and Play que você conecte ao seu computador.
DESEMPENHO
Por utilizar uma arquitetura de 32 bits, o Windows XP possibilita maior rapidez na gravação e impressão de arquivos, além de tornar-se mais rápido quando o computador utilizado possuir pelo menos 128MB de memória RAM.
Iniciando o Windows XP
Assim que você ligar o computador, o Windows XP será automaticamente carregado. Quando o Windows XP é iniciado, o botão Iniciar aparece na parte inferior da tela, do lado esquerdo. Através deste botão, você terá acesso a todos os programas e recursos básicos instalados em seu computador. Para tanto, você terá que saber lidar com o mouse.