Religião
Quando estudamos um determinado texto, devemos fazê-lo cuidadosamente até adquirir uma visão geral, para que possamos entender a mensagem que o autor pretendia passar quando escreveu.
Análise textual trata-se de uma preparação, onde o leitor organiza-se para conseguir um melhor entendimento. Para efetiva-la inicialmente o leitor deve ler o texto por completo, com o objetivo de uma primeira apresentação do pensamento do autor. Concluída a leitura deve ser realizada uma investigação para extinguir as dúvidas e buscar informações consultando: dicionários, enciclopédias, obras de referência, etc Para que o estudo do texto seja completo devemos realizar uma Esquematização, ou seja, dividir o texto em partes interpretando cada uma delas para melhor compreensão.
Análise Temática
Análise Temática é feita com objetivo de levar o leitor a compreensão do texto. É ouvir o autor sem intervir no texto, é efetuar um levantamento de questões, onde as respostas são fornecidas pelo próprio conteúdo. Devemos “questionar o autor “, ou seja refazer a sua linha de raciocínio, reconstruir o processo lógico do pensamento do autor. Primeiramente buscamos saber do que fala o texto, a resposta a esta questão revela o tema a ser tratado. Nem sempre o título revela a idéia principal do texto, podendo ser apenas uma analogia. Na verdade a idéia central não é uma parte do texto em específico, e sim uma construção de fatores. É preciso extrair o conjunto de idéias que o autor tem a passar, dessa forma chegaremos a idéia principal do texto.
Um texto contém mais idéias secundárias do que partes principais. As idéias secundárias servem de apoio a idéia principal do texto, são detalhes adicionais.
O objetivo da problematização no texto, é efetuar o levantamento de questões para debate e reflexão pessoal. Nem sempre a problematização em um texto é clara, em geral cabe ao leitor desvenda-la. Por isso é importante que seja efetuada uma leitura bem feita, abordar o tema