Estatuto da criança e adolescente
Brasil Progresso contra pedofilia
Recomenda-se a leitura de adulto com a criança para explicá-la
Oi. Vamos ler? Você gosta de ler? Não? Não sabe o que está perdendo. Quando você lê um mundo de novidades se abre aos seus olhos, passa a descobrir assuntos novos e interessantes e muitos que dizem respeito a sua felicidade e defesa de sua felicidade. Você conhece seus direitos? Sabe o que são direitos? Não? Então você saberá. E por que você deve saber?
Direitos ou leis são convenções instituídas por autoridades públicas e a sociedade organizada dos quais pensam na felicidade de outros seres humanos, pois quando uma pessoa é feliz ela também espalha felicidades aos demais indivíduos, e todos vivem felizes.
Infelizmente tem pessoas que não respeitam as demais pessoas. Batem, espancam, furtam, roubam. Para conterem estas pessoas existem outras leis que as punem, mas tentam fazê-las compreender que tais atos não são benéficos a elas e as demais pessoas, que felicidade é partilhar, ajudar, compreender, defender os mais fracos, os idosos, os doentes. Por quê? Porque união de interesses solidários produzem amor e paz. Direitos estes que é para você ser feliz e viver feliz com as demais pessoas (família, parentes, amigos, conhecidos).
Veja abaixo seus direitos como criança ou adolescente:
1. Não ser sofrer maus tratos (a) fisicamente através de palmadas, puxões de orelhas, beliscões, espetado (a) com garfo ou quaisquer objetos que machuque você, ou ser colocado (a) ajoelhado (a) sobre milho, pedras; trancado (a) em quarto com ou sem comida, água 2. Não ser atacado (a) verbalmente com palavras de “burro (a)”, “imbecil”, “incompetente”, “analfabeto (a)”, “cala a boca já”, “preguiçosa”, “mesquinha”, “gorda burra”, “magra horrorosa”, 3. Poder falar o que sente, mas sem serem palavrões, pensa, mesmo que errado (a), sem ser censurado (a) com palavras de “burro (a)”, “imbecil”, “incompetente”,