Resumo do artigo de Luciano Mendes de Faria Filho
Faria Filho (2011), em seu texto, discute argumento que questiona a pesquisa na área da educação e seu impacto na educação básica. O que se fala a respeito dessas questões é sobre a possibilidade de termos pesquisas de excelência que impacta na qualidade da escola pública. Segundo o autor se olharmos bem “... muitas das melhores políticas de educação desenvolvidas nos diversos níveis de administração pública da educação infantil ao ensino superior – têm por base os conhecimentos produzidos e acumulados nas ultimas décadas nos programas de Pós-Graduação em educação e ensino de Matemática” , segundo ele as pesquisas trouxeram sim avanços para a área da educação, por exemplo, uma melhor qualidade nos livros didáticos, processo de ensino e aprendizagem e outras dimensões que estruturam a instituição de hoje.
Faria Filho (2011), diz que é necessário tratar as pesquisas e os pesquisadores com apreço, reconhece-los, não somente pela dificuldade dos assuntos que abordam, mas sim para que sejam implantadas nas escolas as mudanças necessárias e os conhecimentos produzidos. Visto que esse é o maior obstáculo da pesquisa, impactar intensamente na qualidade da escola, fazer com que os conhecimentos sejam trazidos para a educação de forma prática. Isso porque tal impacto depende da esfera das políticas públicas para área.
Enfim, direciona a uma visão mais clara quanto aos benefícios que a pesquisa proporciona na realidade da escola pública, gerando novos conhecimentos e novas técnicas. Porém, segundo Faria Filho, para alcançar esses objetivos e impactar na escola, afirma que é preciso Passar da pesquisa e da produção do conhecimento à política.
Resumo do artigo de Luciano Mendes de Faria Filho, professor da UFMG; ex-coordenador do CA Educação do CNPq.
Bibliografia: http://www.jornaldaciência.org.br/Detakhe.jsp?id=78016. Acesso em agosto de 2013