RESUMO DISCIPULADO (CAPITULO 1, 2 E 3)
Discipulado
Capitulo 1 – Visão do discipulado no Antigo Testamento
A formação espiritual transformadora
Introdução
No Antigo Testamento, o discipulado estava estrito praticamente ao ministério profético. Nem todos os discípulos de Elias tornaram-se profetas, nem todos os discípulos de Cristo fizeram-se apóstolos.
Aprendendo com a história
O salmo 78 é uma espécie de síntese da visão do discipulado no Antigo Testamento. Ele fala do conteúdo, do discipulador, dos discípulos, do processo multiplicador, etc.
A estrutura do Salmo
O salmo 78 possui três partes gerais, mas didaticamente, ele tem uma ordem mais lógica do que cronológica: a introdução: o passado onde se encontram importantes lições (vv. 1-4) e a Lei de Deus (vv. 5-8); a história de Israel no Egito e no deserto (vv. 9-41); a história de Israel no Egito, no deserto e na Terra de Canaã (vv. 42-72).
O mais importante legado espiritual
A principal lição que aprendemos com a história das proezas de Deus consiste no mais importante legado espiritual, a fé num único Deus vivo e verdadeiro presente na história. Deus nos orienta sobre contar a história da salvação. Primeiro, para que a nossa geração confie em Deus e mantenha a memória viva do projeto divino na história. Segundo, para que a futura geração não repita os erros de infidelidade do passado. Para isso, os filhos precisam ouvir dos pais os ensinos sadios que lhes contaram.
O ambiente da formação espiritual de um discípulo
O ambiente para a transmissão do conhecimento era de relacionamento familiar. O salmista ensina que o método da disseminação das maravilhas do Senhor às gerações seguintes, deve achar-se alicerçado naquilo que os pais haviam aprendido. A questão prática é: que conteúdo você está recebendo? A superficialidade espiritual dos pais, normalmente, deve-se a um ensino deficiente recebido.
O conteúdo da formação espiritual cristã
Introdução
A primeira