Teologia Wesleyana
Primeiramente, Wesley se descrevia como o "homem de um só livro", pois a Bíblia para Wesley era a fonte de toda autoridade em todos os assuntos de fé e pratica. Ele também acreditava que toda passagem Bíblica deveria ser lida a luz das outras escrituras bíblicas, comparando escritura com escritura. Em relação a imagem de Deus, Wesley a via em cada pessoa. Ele acreditava que todas as pessoas refletem o caráter de Deus e a capacidade humana para o bem. Ou seja, o potencial de cada ser humano esta no pouco que cada um leva do caráter de Deus. Ele acreditava que esta imagem é social, pois Deus é trindade, e por isso somos criados para sermos família e comunidade. Também entendia que a imagem de Deus nos liga ao resto da criação, pois Deus criou todos interdependentes, compartilhando da mesma ecologia terrena.
Em relação aos pobres, Wesley encontrava mais aceitação e genuinidade entre eles do que entre as classes mais altas. Entendia que dar prioridade ao ministério os mais necessitados era a estratégia de Deus. Ele aprendeu que os dons espirituais são boas novas especialmente para os pobres, pois não dependem de classe social, bens ou educação.
"A sabedoria de Deus na criação" era uma frase muito usada por Wesley, e se refere a sabedoria divina demonstrada na ordem criada. Ou seja, a imagem de Deus em tudo e todos, demonstra a sabedoria divina em toda a criação.