Resenha 9 Marcas de uma Igreja Saudável
A Editora Fiel, com o objetivo de auxiliar os líderes a tornarem a igreja saudável e crescer da maneira biblicamente correta, trás a obra de Mark Dever : Nove Marcas de Uma Igreja Saudável. O autor, pastor da Igreja Batista de Capitol Hill, graduado e mestrado, presidente do ministério 9marcas, trás nesse livro uma abordagem sobre algumas marcas que diferenciam uma igreja saudável de uma igreja verdadeira, porém enferma.
Para o escritor, sua obra busca levar um plano que visa recuperar a pregação bíblica e a liderança da igreja num tempo em que muitas igrejas estão definhando num cristianismo meramente nominal e nocional.
Dever começa falando das marcas da igreja, a modernidade e sua influência na igreja e a necessidade de um modelo diferente para essa organização. Faz um breve resumo das marcas destacadas em seu livro, e desenvolve sua obra em nove capítulos, designados marcas.
No primeiro capítulo, marca 1: pregação expositiva, o autor mostra a importância dessa marca, mostra que a pregação expositiva se baseia num texto específico de onde são tirados o assunto e lições a serem passados, ao contrário das pregações temáticas que o assunto é que define os textos a serem usados. Dever destaca que a Palavra de Deus deve ser o centro da pregação e também da Igreja, dirigindo-a. Descreve o papel da Palavra em dar vida e santificar e o papel do mensageiro ou pregador da Palavra, finaliza o capítulo enfatizando que a pregação correta e expositiva da Palavra é a fonte de crescimento da Igreja.
Seguindo a obra temos a marca 2: Teologia Bíblica, Mark começa essa marca dizendo que além da pregação expositiva é necessário que a igreja anele por pregadores que passem a mensagem correta da Palavra de Deus. Para o autor é de extrema importância para uma igreja saudável, o entendimento bíblico do caráter de Deus e sua maneira de lidar conosco.