Santos No Mundo Resenha
Os Puritanos como realmente eram
Resenha da obra de Leland Ryken por
Victor Giacomini
Santos
2014
Agradeço primeiramente a Deus por tudo, pelas bênçãos incontáveis, e pela vida do meu sogro, o Sr. Horácio da Silva Guedes de Carvalho, que me orientou a ler esta obra tão edificante.
Dedico esse trabalho à minha futura esposa, senhorita Renata Santos
Guedes de Carvalho, bênção, presente de Deus para minha vida, o qual lutarei todos os dias para honrar, cuidar e amar com toda a intensidade, espelhandome e aperfeiçoando-me no Amor de Cristo.
“Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.”
Efésios 5:25
Apresentação:
Porque precisamos dos puritanos?
I. O autor inicia a sua obra orientando o leitor a despir-se de qualquer preconceito acerca da sociedade puritana, e assim, sob uma ótica espiritual observar nessa sociedade marcas a serem reconhecidas e aplicadas a nós mesmos. Podemos observar uma das principais virtudes a serem aprendidas com eles, a sua maturidade, sobretudo espiritual, decorrente das constantes lutas e conflitos pelos quais passaram e perseveraram tanto na Inglaterra quanto na América. “Calejar”, acredito ser o termo mais prático para descrever tal processo que os tornou tão maduros. Mediante as adversidades que os tornaram fortes e inabaláveis, verdadeiros “gigantes espirituais”, como se refere o próprio autor. Assim podemos aprender com eles e tributar-lhes a honra que lhes é devida.
II. O autor aponta a integridade da vida puritana, sua plena consagração e devoção exclusiva, exercendo tudo quanto faziam desde seus hábitos de lazer, descanso até a execução do seu ofício, o serviço para honrar e glorificar a Deus, tornando toda sua esfera cultural, física e social sua prática de culto.
Uma metodologia de vida centrada e irredutível.
Seu
zelo pela também centrada meditação na palavra de Deus, o reconhecimento da Bíblia como revelação absoluta do Criador também merece destaque. Tudo
isso