Resenha Miltom Santos MUNDO GLOBALVISTO DO LADO DE CÁ
470 palavras
2 páginas
O Documentário O Mundo Global Visto do lado de Cá, de Milton santos nos mostra a realidade e o problema da globalização, tendo em vista todo o conceito histórico e seus efeitos que refletem no mundo atual.A primeira globalização aconteceu entre 1.500 e 1.600 com o desaparecimento de 70 milhões de nativos existentes na América pré-colombiana, por conta de dominações territoriais. Enquanto a segunda ocorreu com a divisão de territórios o surgimento de novos meios de produção e o crescimento tecnológico.
O documentário nos mostra que esses novos meios de produção e o crescimento tecnológico, atingiram diretamente as classes mais pobres aumentando o desemprego e a fome, também contribuiu para a divisão de classes, de um lado os mais pobres de outro as classes medias e altas. Um desses problemas pode ser visto na Bolívia onde o governo tentou privatizar a agua potável em uma das regiões, gerando varias rebeliões e na Argentina com o fechamento de varias fabricas, por conta da substituição de produtos nacionais por importados. Milton Santos nos mostra como o homem deixou os velhos costumes para se adequar ao novo mundo, passando a se preocupar mais com o crescimento econômico. Outro aspecto negativo apresentado no documentário e o impedimento de entrar em diversos países e buscar uma vida melhor.
Temos crescimento tecnológico da mídia, que nem sempre nos mostra a verdadeira realidade, e acaba mudando a opinião das pessoas a respeito de assuntos divulgados com falsas realidades, levando vários grupos de pessoas a terem pensamentos erados.
Por outro lado às novas tecnologias proporcionam as classes maio baixas a oportunidade de contar suas histórias, seja por meio de cinema, da música ou qualquer outra forma. Podemos observar no vídeo, a contribuição da internet nas comunidades indígenas, que deu a oportunidade dessas pessoas que vivem em lugares de pouco acesso poderem mostrar através de câmeras os problemas ambientais como o desmatamento e outras atividades ilegais