O preço de ser discipulo
Se alguém quiser
Jesus começou falando que “se alguém quisesse”, isso significa que TODOS, independente de seu histórico de vida, que quisessem poderiam se candidatar a serem Seus díscipulos. Então, independente do seu passado, do tipo e de quantos pecados você tenha cometido, se você quiser seguir a Cristo você pode fazê-lo! Ninguém está excluído!
Mas, existe sempre um “mas”, o que Ele pede?
Negar a mim mesmo
Negar-se a si mesmo significa renunciar a própria vontade.
Creio também que o “negar-se a si mesmo” não diz apenas em relação ao desejo de pecar, como beber, ficar, fazer sexo antes de casar ou qualquer outro pecado que agrada e satisfaz nossa carne, mas o negar-se diz respeito a momentos em que podendo fazer algo bom e correto que te agrada você escolhe não fazer para fazer algo que Deus queira para nós.
Exemplos:
Jonas em Nínive, ele não queria fazer o que Deus pediu, tanto é que fugiu para outra cidade, mas depois de ser provado por Deus, Jonas entendeu que deveria mesmo ir para Nínive e foi, pregou e a cidade foi salva.
Mas o principal exemplo de negar-se a si mesmo eu encontro em Jesus orando no jardim (Mt 26). Jesus é um exemplo em todos os aspectos para nós, e aqui também. Jesus, em meio ao sofrimento de sua tribulação, chegou a dizer “Pai, se for possível passa de mim este cálice”, isso significa que Ele estava pedindo para Deus tirá-lo daquele sofrimento e angústia e se Ele tivesse falado apenas isso não teria sido um exemplo para nós, então Ele continuou dizendo “mas, que seja feita a Tua vontade!” Glória a Deus por isso, porque por essa atitude de Jesus nós temos salvação hoje!
Tomar a minha cruz todos os dias:
A cruz era a forma de morrer mais vergonhosa, mais humilhante que uma pessoa