trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de mostrar uma prática cultural movida por três gerações que é a arte do saber fazer na comunidade Boa Vista e mesmo diante da modernização ainda permanece a prática como nos primórdios, constatando o caráter de resistência de uma arte secular valorizando o patrimônio cultural local.
PALAVRAS-CHAVE: memória-identidade-patrimônio cultural.
Introdução
A arte do saber fazer faz parte do patrimônio cultural local, pois é uma comunidade do município de Ipueira-Rn que existe uma prática que resistiu ao tempo e esta é uma das mais povoadas do município, o lugar onde se encontra as loiceiras da Boa Vista está inserido no roteiro turístico do município por ser um local que realmente chama atenção de todos os que passam lá, não é por acaso que a ‘’loiça’’ aparece para ‘’os fora’’como componente identificador dos moradores daquela comunidade. A produção da cerâmica marca as relações comerciais entre as loiceiras da Boa Vista e os moradores das comunidades adjacentes desde’’o tempo pra trás’.
Patrimônio e Identidade
A identidade é um processo de identificações historicamente apropriadas que conferem sentido ao grupo (Cruz, 1993). Ou seja, ela implica um sentimento de pertença a um determinado grupo étnico, cultural, religioso de acordo com a percepção da diferença e da semelhança entre’’ego e o ‘’alter’’,entre nós e os outros. O patrimônio tem com a identidade inúmera e variadas relações. Como atributo coletivo,o patrimônio é um elemento fundamental na construção da identidade social/cultural e,simultaneamente,é a própria materialização da identidade de um grupo/sociedade(Choay,1992;Schiele 2002;Peralta&Anico 2006). Mas o que é patrimônio cultural?É o conjunto de bens materiais e imateriais, que são considerados de interesse coletivo, suficientemente relevante para a perpetuação no tempo. O