Cimentos Portland
Classes de cimento, Vantagens e desvantagens, e caracterização
Componentes: Lucas Kalebe & Tamires Helena
Turma: Química II
Introdução
• Cimento Portland, foi o nome dado pelo químico britânico Joseph Aspdin ao tipo pó de cimento, em 1824, em homenagem à ilha de Portland devido às semelhanças de seu produto final, com as rochas que eram extraídas nesta pequena península inglesa
• Os cimentos portland são designados pela sigla e pela classe de resistência. A sigla corresponde ao prefixo CP acrescido do algarismo romano I ou I-s, sendo as classes de resistência indicadas pelos números 25, 32 e 40. As classes de resistência apontam os valores mínimos de resistência à compressão.
CIMENTO PORTLAND COMUM CP I
•
O primeiro cimento portland lançado no mercado brasileiro foi o cimento comum, que corresponde atualmente ao CP I – CIMENTO PORTLAND, um tipo de cimento portland sem quaisquer adições além do gesso. Ele acabou sendo considerado na maioria das aplicações usuais como termo de referência para comparação com as características e propriedades dos tipos de cimento que surgiram posteriormente. Foi a partir do amplo domínio científico e tecnológico sobre o cimento portland comum que se pode desenvolver outros tipos de cimento, com o objetivo inicial de atender a casos especiais. Com o tempo verificou-se que alguns desses cimentos, inicialmente tidos como especiais, tinham desempenho equivalente ao do cimento portland comum original, atentando plenamente às necessidades da maioria das aplicações usuais e apresentando, em muitos casos, certas vantagens adicionais.
• É muito adequado para o uso em construções de concreto em geral quando não há exposição a sulfatos do solo ou de águas subterrâneas. O Cimento Portland comum é usado em serviços de construção em geral, quando não são exigidas propriedades especiais do cimento.
CIMENTO PORTLAND COMPOSTO CP I-S
• O Cimento Portland Composto é conhecido