cimento portland
1. INTRODUÇÃO
O cimento portland é o material de construção de mais extenso uso no mundo. Apesar de sua invenção ter ocorrido há mais de um século e, em nosso País, sua efetiva produção ter-se iniciado há cerca de 75 anos, muitos são os que fazem uso dele sem conhecê-lo com maior rigor.
A história do cimento origina-se no Egito antigo, Grécia e Roma, onde as grandes obras eram construídas com o uso de certas terras (pó fino) de origem vulcânicas, com propriedades de endurecimento sob a ação da água. Os primeiros aglomerantes usados eram compostos de cal, areia e cinza vulcânica. O cimento é um aglomerante hidráulico (tipo de material em contato com a água entra em processo físico-químico) fabricado pela moagem do clínquer, compostos de silicato e cálcio hidráulicos.
Em 1758, um inglês, Smeaton, encontrou um produto de alta resistência através da calcinação de calcários moles e argilosos. Em 1918 um francês, Vicat, inventou o cimento artificial através de componentes argilosos e calcários, obtendo também um material de alta resistência. Porém foi com Joseph Aspdin que a invenção do cimento evoluiu, este inglês inventou o famoso Cimento de Portland,que ganhou esse nome por causa da semelhança de durabilidade e solidez com as rochas da Ilha de Portland. Esse cimento hoje é fabricado seguindo rigorosamente as normas estabelecidas.
O material é extremamente versátil – principalmente com o surgimento do cimento branco, para finos acabamentos – de ótima qualidade e resistência.
2. DEFINIÇÃO
Cimento portland é a denominação convencionada mundialmente para o material usualmente conhecido na construção civil como cimento. O cimento portland é um pó fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da agua. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido ação da água, o cimento portland não se decompõe mais. O cimento portland, misturado com água e outros