Histograma e Variaveis
Curso: Master em Logística e Supply Chain
Disciplina: Logística e Supply Chain – Estrutura Conceitual
Professor: Manoel de Andrade e Silva Reis
Turma: EAESP-Master L&SC
Grupo:
RESERNHA DO ESTUDO DE CASO BARILLA SpA (A)
Histórico da Empresa
Empresa fundada em 1875, por Pietro Barilla. Na década de 40, a corporação passou a ser assumida pelos seus netos. Foi transformada em uma corporação verticalizada, com quatro moinhos, fábrica de massas e produtos de padaria em toda a Itália.
A marca se diferenciava das demais com produtos de alta qualidade (premium), vendidos em caixas de papelão, com padrões de cores facilmente reconhecíveis, e não a granel. O departamento de Marketing criou uma marca e imagem fortes, investiu em publicidade de larga escala.
Com o aumento das vendas superior a 10% durante a década de 60, seus netos, Pietro e Giani, deram inicio a construção de uma nova planta, em Pedrignano. Devido ao alto custo de instalação desta fábrica, os irmãos venderam a Barilla para uma multinacional americana. Em 1979, foi recomprada por Pietro. Durante a década de 80, a empresa desfrutou de uma taxa de crescimento anual de 21%, possibilitando a expansão de negócios em outros países da Europa. . Em 1990, a marca se tornou maior fabricante de massas do mundo, e era organizada em sete divisões: 3 divisões de massas, produtos de padaria, pães frescos, catering e a divisão internacional.
Histórico da Indústria de Massas
Consumo per capita na Itália aproximadamente de 18 quilos por ano;
Demanda de massa apresentava pouca sazonalidade
Final da década de 80, mercado de massas era estável.
Década de 90, mercado de exportação de massa da Itália apresentação crescimentos recordes.
Canais de Distribuição
A Barilla dividiu sua linha de produtos em “produtos frescos” (ficam na prateleira por até 21 dias, e pães frescos, com apenas 1 da de prateleira) e “produtos secos” (representava 75% das vendas e poderiam ser