Cimento Portland
Os cimentos não são todos iguais. Existe no mercado vários tipos de cimentos cada um com uma característica. Conheça agora cada um deles para escolher o melhor para a sua obra.
14
Cimento CP-I (NBR 5.732)
É conhecido como o Cimento Portland Comum porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso que tem a função de retardar o início de pega do cimento para que possamos ter um tempo de aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é toda direcionada para a indústria.
Classe de resistência: 25 MPa.
15
Cimento CP-II (NBR 11.578)
É conhecido como Cimento Portland Composto porque tem a adição de outros materiais na sua mistura que conferem a este cimento um menor calor de hidratação (libera menos calor quando entra em contato com a água). São 03 tipos de CP-II:
CP-II E: cimento portland com adição de escória de alto-forno.
CP-II Z: cimento portland com adição de material pozolânico.
CP-II F: cimento portland com adição de material carbonático – fíler.
O CP-II é versátil e aplicado a todas as fases de obras.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.
16
Cimento CP-III (NBR 5.735)
É conhecido como Cimento Portland de Alto-forno porque tem na sua composição de 35% a 70% de escória de alto-forno. Apresenta maior impermeabilidade e durabilidade, além de baixo calor de hidratação, assim como alta resistência à expansão devido à reação álcali-agregado, além de ser resistente a sulfatos. É menos poroso e mais durável.
Classe de resistência: 25, 32 e 40 MPa.
17
Cimento CP-IV (NBR 5.736)
É conhecido como Cimento Portland Pozolânico porque tem na sua composição de 15% a 50% de material pozolânico. Por isso, proporciona estabilidade no uso com agregados reativos e em ambientes de ataque ácido, em especial de ataque por sulfatos.Possui baixo calor de hidratação, o que o torna bastante recomendável na concretagem de grandes volumes e sob temperaturas elevadas. É pouco poroso sendo resistente a ação da água do mar e esgotos.
Classe de resistência: 25