RESENHA DO DOCUMENTÁRIO: Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
Conforme o documentário apresenta suas ideias, acontecimentos que focam a atenção ao capitalismo são apresentados, e mostram que este modelo efetua apropriações indevidas, gerando lucro nas mãos de pessoas poderosas e miséria para os mais pobres.
Milton Santos não era contra a globalização e sim contra o ‘’globalitarismo’’, uma forma de totalitarismo, onde a sociedade atual afirma a liberdade e, ao mesmo tempo, a nega. Para combatê-lo, Milton diz que devemos analisar as contradições deste modelo e pensar na possibilidade de construção de uma outra realidade, mais justa, onde nossas atitudes devam promover de fato a democracia.
A globalização perversa, tal como Milton diz, é um fator importante no que diz respeito à educação e às conseqüências que a falta dela causa. A falta de escolaridade acaba por regredir a possibilidade de interação de um ser humano com o outro e de lidar com situações cotidianas, além de inviabilizar o pensamento crítico e social. Portanto, é de extrema importância que a globalização seja reformulada, para que a democracia resultante disso seja o fator que falta para que a educação seja acessível para todos.