Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá
Baseado no ponto de vista do célebre intelectual brasileiro Milton Santos, o documentário “Encontro com Milton Santos ou o Mundo Global Visto do Lado de Cá”* expõe as concepções de globalização e seus efeitos sociais.
A fim de trazer melhor compreensão do fenômeno, um resgate de suas mais primordiais manifestações foi feito. As grandes navegações levaram à descoberta de “novos mundos” e suas diferentes culturas e populações. A partir do momento em que se iniciam as interações entre povos de culturas distintas aparece a figura do processo globalizatório, que se aplicou de forma castradora pelos colonizadores a seus colonizados.
Com a evolução do desenvolvimento técnico-científico no mundo, as diferenças entre os países ricos e pobres começaram a se acentuar e tornar ainda mais evidentes as conseqüências trazidas pela globalização. Segundo Milton, essa globalização pode ser enxergada sob três prismas diferentes, quais sejam a visão dos ricos, que mascaram a realidade e imprimem uma idéia de globalização justa e perfeita; a imagem real da globalização e todas suas imperfeições e a visão ideal de uma outra globalização.
A abertura dos mercados nacionais à entrada de concorrências estrangeiras acaba por prejudicar o empresariado nacional que, muitas vezes, encontra-se em desvantagem frente ao preparado mercado internacional. A falência de indústrias e o aumento da super-exploração de mão-de-obra a custos baixíssimos incita na sociedade o clima de insatisfação e leva o povo a reivindicar seus direitos e fazer frente às imposições de privatizações indesejadas, dentre outros processos advindos da globalização.
A mídia, também usada como grande ferramenta globalizatória, chega a ser uma arma dos poderosos para manipular os efeitos e opiniões acerca da globalização, por diversas vezes, inclusive, hostilizando as reivindicações populares anteriormente citadas.