Portfólio: mundo global visto do lado de cá ou encontro com milton santos
UNCISAL
PORTFÓLIO 1
Graduação: Medicina
Módulo: O Médico, o Indivíduo e a Comunidade - MIC I
Acadêmica: Ane Valéria
MACEIÓ – ALAGOAS, 14 DE MAIO DE 2012.
INTRODUÇÃO
Um dos temas mais corriqueiros da atualidade é a globalização. Uma questão de interesse global e que precisa ser analisado por todos os ângulos.
Na última aula (08/05/2012) do módulo O Médico, o Indivíduo e a Comunidade – MIC houve duas discursões acerca do tema globalização. Entre as duas discursões, foi apresentado o documentário “Mundo Global Visto do Lado de Cá ou Encontro com Milton Santos”, do cineasta brasileiro Sílvio Tendler.
Embora muito comentado, poucas são as pessoas que entendem profundamente o tema Globalização. Seu enfoque é muito amplo, envolvendo as diversas áreas do conhecimento, inclusive a Saúde. É imprescindível na formação de um profissional desta área, o conhecimento das condições de vida da população em geral para entender, por exemplo, a incidência de determinadas doenças em lugares específicos, devido à fome, à carência por água potável, entre outros fatores.
Portanto, não basta para um médico saber que a globalização significa fluxo de mercadorias ou mundo interligado. E esse foi um dos pontos analisados e discutidos durante a aula.
A DISCURSÃO E O DOCUMENTÁRIO
Milton Santos, importante geógrafo baiano e de conhecimento internacional fez uma análise crítica muito interessante sobre a globalização. Ele mostra, como o próprio nome do filme já incita, a globalização vista por outro lado, ou melhor dizendo “do Lado de Cá”. Segundo ele, a globalização pode ser vista sobre três óticas: Como fábula, como perversidade e como uma possibilidade para o futuro.
Na primeira, temos uma globalização como é apresentada na mídia: Idealizada. Como foi discutida em sala, na grande maioria das vezes a globalização nos é apresentada como algo inovador, sem fronteiras e inclusivo. Na realidade, ela segue os