Resenha Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
O filme relata sobre a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, o território, os efeitos famigerados da globalização, as crises que esta promove as barreiras físicas e simbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, o papel da mídia e as revanches organizadas por suas maiores vítimas, ou seja, retrata as influências que a globalização esta causando em alguns países, mostrando assim, o processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas idéias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.
No filme a globalização é vista como um processo que surgiu para atender ao capitalismo, e principalmente os países desenvolvidos; de modo que os mesmos pudessem buscar novos mercado. Ele considera o atual processo de globalização como perverso e inescrupuloso, porque destrói até mesmo preceitos morais e sociais tidos como base de uma sociedade.
Como uma contradição, nota-se a idéia de que todos os setores devem ter uma livre e justa concorrência, no entanto, o que de fato acontece é que apenas um pequeno número de empresas de fato comanda o mercado e as demais tem de se submeter a tais comandos. E outra questão interessante resultante desse processo é a exclusão social.
De tal forma que as políticas capitalistas desenvolvidas pelas chamadas empresas transnacionais oprimem as populações carentes dos países mais pobres.
Além disso, o desenvolvimento científico e tecnológico resultante desse processo gerou uma expectativa ilusória por um mundo melhor levando ao “desmonte do Estado e bem-estar social”. Porém, a idéia de humanitarismo refreia-se, sendo substituída por uma concepção consumista, um consumismo dominatório que se tornou “o grande fundamentalismo moderno”.
Milton Santos ainda destaca o papel da mídia como encobridora das atrocidades