Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
O mesmo sistema ideológico que justifica o processo de globalização ajudando a considera-lo o único caminho histórico acaba também por impor suas concepções e procura fazer com que aceitemos. Na verdade, porém a única crise que os responsáveis desejam afastar é crise financeira e não qualquer outra. A questão da fome não é problema de produção de alimentos, é questão de distribuição. Da mesma forma vem a privatização da água, exigida por grandes empresas que procuram formas de controlar o planeta, já é fato grande parte da população mundial vivam sem ou somente com água sem tratamento. Isso é o que provoca milhares de mortes ao redor do mundo.
A mídia, inserida no processo de globalização, tem grande papel nesse meio. Controla de maneira extremamente eficaz a interpretação dos acontecimentos mundiais, fica claro quando se comparam os jornais, tendo as mesmas manchetes, ideias, fotos, isso indica que existe algo por traz de tudo. O que é publicado é o desejo das grandes empresas que são consultoras dos jornais.
A grande novidade desta geração é a capacidade que nos foi dada de conviver com o futuro possível, pela primeira vez na história. Hoje é possível que as populações que sofreram e sofrem com a marginalização possam expressar sua opinião e mostrar que em periferias também vivem pessoas dignas que merecem ser tratadas como todas as outras, sem distinção.