Síntese_ Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá
590 palavras
3 páginas
Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cáO documentário Encontro com Milton Santos: O mundo global visto do lado de cá foi dirigido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler e revela, através de uma entrevista, a avaliação do geógrafo e intelectual Milton Santos sobre o modelo vigente da globalização, o qual considerava perverso.
O filme conduz de forma singular e profunda a uma significativa reflexão sobre os impactos decorrentes do atual período de globalização e suas consequências em diversas áreas da sociedade, principalmente nas áreas econômica e ambiental, sobretudo em países subdesenvolvidos.
Inicialmente é explicado o processo de globalização dividido em duas partes: a primeira globalização do colonialismo, que se caracterizou pela ocupação territorial, e a segunda globalização que começou no fim do século XX marcada pela fragmentação dos territórios. O século XX é considerado também o século das grandes revoluções, principalmente a tecnológica, o que ocasionou não somente em melhorias, mas também em consequências negativas tais como o desmonte do Estado e bem- estar social e a substituição do humanismo como impulsionador do desenvolvimento e progresso pelo modelo do consumo voraz, o qual gera grandes crises e, que segundo Milton Santos, “é o grande fundamentalismo”.
No decorrer do documentário são relatados demais fatos históricos e marcantes ocorridos no mundo e tidos como principais percussores do sistema capitalista e da sociedade de consumo atual. Sistema este que busca obter benefícios próprios, por meio da produção e da propriedade privada, visando lucro, em detrimento do bem-estar de uma sociedade. Dentre esses fatos destacam-se: a tentativa de privatização da água na Bolívia em 2000 e o 3º Fórum Mundial da Água em Kioto, Japão; as lutas pelas apropriações indevidas, ou seja, tentar retirar grandes bens de uma pequena minoria, não se importando com a sobrevivência destes, e provocando, além de desigualdades sociais e