Encontro com Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá
BADMINTON
O Badminton é um esporte muito parecido com o tênis, porém, no lugar de uma bola utiliza-se uma espécie de peteca. Na prática deste esporte são exigidas várias habilidades como, por exemplo, agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física.
O Badminton é um jogo de raquete, que pode ser praticado individualmente ou em pares, sendo disputado num “court” por dois ou quatro jogadores, respectivamente, singulares e pares. O “court” é dividido em duas áreas iguais por uma rede e os jogadores utilizam raquete para bater o volante entre as duas partes por cima da rede. O objectivo do jogo é fazer passar o volante por cima da rede respeitando as regras do jogo, fazendo-o tocar no campo do adversário - acção ofensiva - e impedir que o volante toque no seu próprio campo - acção defensiva. O jogo é ganho pelo jogador ou equipa que conseguir vencer dois sets, e cada set é ganho pelo jogador ou equipa que atingir primeiro os 40 pontos, devendo existir uma vantagem de 2 pontos. O jogo é dirigido por quatro árbitros, sendo um o juiz-árbitro, um árbitro, um juiz de serviço e um juiz de linha. O campo de jogo de Badminton deve ter de comprimento 13,40 metros e deve ter de largura 5,18 metros (jogo singulares) e 6,10 metros (jogo pares).
Este esporte foi levado para a Inglaterra por militares ingleses, que o conheceram na Índia durante a fase da colonização inglesa (século XIX). Na Índia, o jogo possuía o nome de poona. Em 1873, surgiu a versão oficial do jogo, através do duque inglês de Beaufort.
Como surgiu o badminton?
É desconhecido qual povo inventou o badminton. Acredita-se que foi criado pelos gregos há dois mil anos. Da Grécia o Badminton foi para a Ásia, popularizando-se na China, Índia, Japão e Tailândia. O Battledores and Shuttlecocks (raquetes e petecas) era uma brincadeira para crianças na Inglaterra durante a Idade Média. A diversão consistia em manter a peteca no ar