O mundo global visto do lado de cá
Resenha
O documentário ‘Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá’, de Silvio Tendler, traz depoimentos do geógrafo brasileiro Milton Santos acerca da globalização. Mostra também as diferenças entre os países ricos (Mundo do Norte) e os países mais pobres ou em subdesenvolvimento (Mundo do sul) em relação ao processo de Globalização atual, colocando em evidência a opressão sofrida pelos povos menos privilegiados.
A globalização é um processo de imposição de determinadas culturas sobre outras. Isso aconteceu, por exemplo, durante a chamada primeira globalização que se deu durante as viagens de descobrimento. Nesse período houve uma exterminação da população da América pré-colombiana tendo como consequência o desaparecimento de duas mil línguas nativas, mas isso não se resume somente a esse período, na modernidade existe a indagação se a globalização não passa de uma internacionalização cultural dos países centrais como os Estados Unidos e os países europeus ao restante do mundo.
De acordo com Milton Santos, existe uma grande discrepância em relação aos ganhos de povos do hemisfério norte em relação aos ganhos de povos do hemisfério sul. Para esclarecer esse pensamento basta mencionar que no hemisfério norte está concentrado a grande maioria dos polos de tecnologia e desenvolvimento.
Segundo o documentário e o pensamento de Milton S. existem três mundos num só único, o primeiro: O mundo como nos fazem ver (A Globalização como fábula), o segundo: O mundo como ele é na realidade (A Globalização como perversidade) e o último: O mundo como ele pode ser (outra Globalização).
Em meados dos anos 90, foi criada uma política pelos Estados Unidos da América nomeada: Consenso de Washington, tal política foi adotada para a América Latina, com o objetivo de buscar a abertura do mercado Sul- americano para as empresas multinacionais Norte-