Aspectos reprodutivos de espécies de Mucugê
INSTITUTO DE BIOLOGIA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CAROLINA SOARES
ILONA NOGUEROL
JÉSSICA NUNES
JOÃO PEDRO CARVALHO
JULIANA OLIVEIRA
JULIANA TEIXEIRA
REBECA MENESES
RENATO MANSO
TAÍS PLECH
ASPECTOS FENOLÓGICOS E REPRODUTIVOS DA PORTUCALA WERDERMANNII E DA PAEPALANTHUS PULVINATUS NO MUNICÍPIO DE MUCUGÊ, NA BAHIA.
SALVADOR
2014
ASPECTOS FENOLÓGICOS E REPRODUTIVOS DA PORTUCALA WERDERMANNII E DA PAEPALANTHUS PULVINATUS NO MUNICÍPIO DE MUCUGÊ, NA BAHIA.
SALVADOR
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O município de Mucugê localiza-se na Chapada Diamantina no estado da Bahia. É uma das regiões mais antigas da Chapada Diamantina e foi um importantíssimo centro comercial durante o século XIX, sua economia girava em torno da mineração do outro e sobretudo do diamante.No seu ápice econômico, o município chegou a conter cerca de 30.000 habitantes, porém após a decadência da atividade mineradora, sua população diminuiu drasticamente. Em 1990, sua população voltou a aumentar devido ao impulso do turismo e da agricultura empresarial.
Em Mucugê e em seus arredores há predominação da vegetação campo rupestre, reconhecida como um dos maiores centros de diversidade da flora brasileira. Na região ocorre um elevado grau de endemismo em função das condições peculiares de solo, clima e topografia.
Dentre tantas opções de estudo diante da diversidade da flora do município de Mucugê, a Portulaca werdermannii e a espécie Paepalanthus pulvinatus foram escolhidas para serem nossos objetos de estudo.
A Portulaca werdermannii é encontrada em áreas abertas, campos arenosos e solos pedregosos do campo rupestre. O gênero pertence à família Portulacaceae, Ordem Caryophyllales e Classe Magnoliopsida. As principais características da espécie Portulaca werdermannii é que são plantas herbáceas e rasteiras, com distribuição radial dos galhos,