Teoria da Burocracia
DISCIPLINA DE TEORIAS ORGANIZACIONAIS
TEORIA DA BUROCRACIA
Santo Ângelo, 11 de novembro de 2013.
TEORIA DA BUROCRACIA
Levando-se em consideração o papel que as organizações têm na sociedade, é importante a realização de um estudo das diferentes Teorias Organizacionais criadas por diversos autores, cada qual com um modo de administração. Neste trabalho, pretende-se aprofundar o estudo acerca do modo de administração de Max Weber, o principal fundador da Teoria da Burocracia.
Atualmente atribui-se à palavra Burocracia o significado de processos com excesso de papeis e regulamentos, que geralmente são demorados e ineficientes. Porém, para Max Weber, o principal fundador da Teoria da Burocracia, o significado é totalmente o contrário: para ele a Burocracia é a organização eficiente por excelência, e para conseguir essa eficiência, explica em detalhes como as coisas deverão ser feitas.
As mudanças no conceito de burocracia criado por Weber ocorreram porque o próprio fundador não levou em consideração alguns aspectos que serão observados no decorrer do presente trabalho. Sendo assim, este tem por objetivo identificar as origens e características desta teoria, analisar as críticas relacionadas à burocracia, bem como observar as contribuições da mesma com o cenário atual da administração.
Essa teoria veio não apenas para complementar as teorias desenvolvidas até então, mas também para tornar previsível o funcionamento das organizações e garantir a máxima eficiência possível no alcance dos objetivos. Na organização burocrática as admissões são baseadas em competências, as promoções são de acordo com os méritos do indivíduo, a comunicação é feita através de procedimentos por escrito, e a autoridade é organizada de forma hierárquica.
Contexto histórico e origens da Teoria da Burocracia
Tudo começou no século XX, aproximadamente em 1909,