economia
As sociedades vão construindo e transformando historicamente seu território, que é diferenciado quanto aos elementos da natureza e quanto à distribuição de recursos.
A globalização corresponde à mais recente fase da expansão capitalista. O processo de globalização está para o atual período técnico-científico-informacional do capitalismo como o colonialismo esteve para a fase do capitalismo comercial (do séc. XVI ao XVIII), ou o imperialismo para o capitalismo industrial (do séc. XIX até metade do séc. XX). Como em outras épocas, há sempre a busca de mercados, visando a lucros.
A globalização ou mundialização é um período que se diferencia dos outros porque, economicamente, acontece independente das fronteiras nacionais. O que ocorre é uma invasão de mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas, graças à agilidade nos transportes, à eficiência das comunicações e ao controle de informações. A globalização é viabilizada por meio dos satélites de comunicação e da observação da Terra, da informática, da telefonia, dos aviões, de sistemas financeiros, entre outros.
Resultante dessa complexa rede, a globalização atinge várias dimensões (política, cultural, socioeconômica, entre outras) que ocorrem no espaço geográfico.
No atual estágio da globalização, o capitalismo integrou países e regiões do planeta em um único sistema denominado sistema-mundo. Os lugares que formam o espaço mundial estão ligados a uma rede de fluxos, controlada por alguns centros de poder econômico e político. É bom lembrar que não são todos os lugares que estão integrados nesse sistema. (apenas os espaços desenvolvidos e com algum capital se integram ao sistema globalizado marginalizando os espaços pobres e menos desenvolvidos)
DIT: A Divisão Internacional do Trabalho (DIT), que predominou no século XX, determinava a existência de países fornecedores de matérias-primas, os subdesenvolvidos, e países fornecedores de produtos