do moderno ao conteporanio
Anita Catarina Malfatti nasceu em 2 de dezembro de 1889, em São Paulo. Filha de Samuel Malfatti e de Elisabete, era pintora, desenhista e falava vários idiomas, o que lhe rendia uma habilidade cultural vasta. uma de suas obras:
O Homem Amarelo
Tarsila do Amaral
Tarsila do Amaral nasceu em Capivari, no estado de São Paulo, em 1886 e faleceu em 1973, na cidade de São Paulo. Em 1916 começou sua vida artística e no final da década de 1920, Tarsila criou os movimentos Pau-brasil e Antropofágico, ambos defendendo a ideia de que o artista deveria sim conhecer bem a arte europeia, contudo deveria criar uma estética genuinamente brasileira. uma de suas obras:
Antropofágico
2 / 8A
Di cavalcante nasceu em 1897, no Rio de Janeiro Seu talento artístico começara em 1908, foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna, participando da criação dos catálogos e dos programas, além de ter exposto doze pinturas.
Uma de suas obras:
Mulher com chapéu Panama3 / 8
Milton Dacosta
Milton Dacosta nasceu em 1915, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro, Em 1936, após realizar uma mostra individual, Dacosta se sentiu motivado a se inscrever no Salão Nacional de Belas Artes. Ao expor seus trabalhos, recebeu menção honrosa, ganhando medalha de bronze e prata.
Uma de suas obras:
Mulher Cabeçuda
Lygia Clark
Nasceu em Belo Horizonte no dia 23 de outubro de 1920 iniciou seus estudos artísticos em 1947, no Rio de Janeiro, sob a orientação de Roberto Burle Marx e Zélia Salgado.
Uma de suas obras:
Trepantes