ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
É sabido que governar está relacionado a adotar medidas e/ou decisões para atender as necessidades públicas. Para entender a atual Administração Pública no Brasil é necessário um estudo do seu passado. Fundamental é a compreensão dos sistemas ou modelos administrativos que construíram sua evolução histórica.
Em toda forma de dirigir ou controlar encontramos a administração, não é diferente no setor Público, pois no mesmo atua a administração pública que compreende o conjunto das atividades diretamente destinadas a execução das tarefas ou incumbências consideradas de interesse público ou comum, numa coletividade ou numa organização estatal. Neste sentido, se apresenta como uma organização que tem o objetivo de pôr em prática funções políticas e serviços realizados pelo governo.
Desde o momento em que as sociedades começaram a se estruturar em Estados, começou a existir a necessidade de algum tipo de organização e formalização de modo a defender interesses comuns sem que interesses pessoais se sobressaíssem aos interesses públicos e vice-versa. A partir dessa realidade, a Administração Pública vem evoluindo de acordo com as necessidades sociais e de modo a tentar suprir as demandas pelos serviços públicos.
O Estado se manifesta por meio de instituições, que são o executivo, o legislativo, o judiciário, as forças militares e a administração pública. Todas essas instituições vão materializar e arbitrar esses conflitos e tensões que são levados para o Estado. O Estado que conhecemos foi criado e consolidado no século XX e, nas ultimas décadas, está sobre fortes questionamentos, em especial sobre a sua capacidade de atender de forma adequada as crescentes demandas da sociedade.
Durante a trajetória da administração pública – apartir do surgimento do Estado moderno – três diferentes formas de atuação ou modelos administrativos destacam-se. São eles a Administração Patrimonialista, a Burocrática, e a Gerencial. Todos se caracterizam de uma forma