Resumo de utopia
INTRODUÇÃO
UTOPIA é uma obra literária escrita por Thomas Moore, diplomata britânico, ligado à igreja católica. Nascido em Londres em 1478, por conta de seus sucessivos posicionamentos contra atitudes do rei Henrique VIII, como renegar a igreja católica e se divorciar para casar com Ana Bolena, foi acusado de alta traição e decapitado em 1535.
Em Utopia THOMAS MOORE ou THOMAS MORUS, como assina a obra, critica as instituições de sua época e descorre sobre uma sociedade ideal, onde não há propriedade privada e o bem comum é o que há de mais precioso para a sociedade.
Este livro segue exercendo influência sobre pensadores e filósofos ao longo dos tempos e formou um novo termo que representa um ideal de felicidade seja para sociedade ou para o indivíduo.
A obra foi dividida em dois capítulos, sendo que o segundo capítulo é subdividido em oito tópicos.
Tem como um dos personagens centrais, RAFAEL HITLODEU, viajante português, que a despeito da aparência de um simples capitão de navio, se mostra um sábio filósofo e grande observador dos povos que conheceu durante suas viagens.
Morus conhece Raphael durante uma de suas missões diplomáticas, onde representava os interesses de Henrique VIII perante representantes do Reino de Castela. Como as negociações que se davam Em Flandres na Bélgica, não caminhavam, e os representantes de Castela saíram da cidade para encontrar com seu príncipe, Morus se dirige à Antuérpia, onde conhece de Pedro Gil,`` antuerpiense de uma grande integridade”. Este lhe apresenta Rafael com grande entusiasmo. Incitado por Pedro Gil, Rafael discorre com propriedade e observações inteligentes sobre os povos que conhecera durante suas peregrinações, o que acaba por torna-lo admirável aos olhos de Morus.
Quando questionado porque não se põe a serviço de algum rei como conselheiro ou preceptor, Rafael afirma que não seria ouvido nas cortes pois os príncipes gananciosos que são e com a sede de guerra que têm , não ouviriam seus