Estudo de caso sobre situação organizacional
Após levantamento da situação da Organização, o primeiro procedimento analisar o tamanho real da empresa e refazer o Desenho Organizacional.
Observou que, mesmo havendo uma expansão, há um descontrole em todos os departamentos, cargos e funções. Com aplicação do desenho Organizacional, formando uma estrutura básica na qual irá dizer como será o funcionamento e como serão aplicados os recursos. Demonstrar de forma concisa a Hierarquia e a departamentalização, as funções e especificação do trabalho de cada um dentro do seu setor, através de procedimentos, formulários, rotinas, conduta, normas e regras. Utilizar da melhor forma o espaço físico, refazendo o layout de cada departamento e melhorando as condições do trabalho dos funcionários.
Criar cada departamento e especificar funções e atividades nos setores como Departamento de finanças, Departamento de Recursos Humanos, Departamento de Vendas, Departamento de Mercadologia, Departamento de Produção e/ou Operacional.
Mostrar que cada setor departamental tem autonomia de decisão com limites para não adentrar na área do outro setor. Cada departamento desempenhando duas atividades, delegando atividades especifica a cada um dos seus colaboradores, para obter a excelência da execução dos resultados e trabalhando conjuntamente com os outros setores.
Fazer cursos de capacitação e atualização dos seus funcionários, incentivando o uso de tecnologia, procedimentos e valores da organização. O computador é uma ferramenta essencial para o desempenho da atividade laboral dentro da empresa, tê-lo como um amigo e que irá auxiliar no desempenho de suas atividades e na melhoria da execução de suas tarefas, instruindo sobre a necessidade de modernização.
Uma organização sem pessoas não existiria. Criar incentivos motivacionais por meio de planos de carreira, adequação dos funcionários nos cargos que estão aptos, gratificações, participação nos lucros, promoções, prêmios dentro das necessidades da Organização.