Resumo de A Utopia
Por fim, um dos elementos marcantes da obra se dá no momento que o autor afirma que “não deixe pisotear impunemente o seu direito”.
Já na obra Utopia, de uma forma irônica realizou inúmeras críticas a Europa e principalmente a sociedade inglesa. No livro, Thomas Morus nos transporta para a Ilha de Utopia, onde reina uma sociedade ideal, que aboliu o dinheiro e abomina a Guerra, despreza os metais preciosos, leia-se ouro, fazendo a todo instante um paradoxo com a situação em que a sociedade inglesa se encontrava na época.
Trata-se de uma fábula na qual estão inseridos os princípios da sociedade humana perfeita. Onde, simbolicamente, a ilha de Utopia é a antítese da ilha da Inglaterra. Trata-se de uma fábula, na qual estão inseridos os princípios da sociedade humana, perfeita. Uma sociedade fundamentalmente racional que se auto regula contra os males e a injustiça.
Através de uma crítica bem sutil, Morus utiliza-se de fatos reais e os mistura com a fantasia com tanta maestria, que para o leitor é difícil separar onde começa uma e termina a outra,