resumo de Psicologia das organizações
A POLITéCNICA
Escola Superior Aberta
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Trabalho da Disciplina de Psicologia das Organizações
Tutor: Mestre Hélio De Sousa Discente: Etlhissa Carina Correia
Maputo, 31 de Agosto de 2014
O Guia de estudo de Psicologia das Organizações da Escola Superior Aberta (ESA) é um livro com 26 páginas, dividido em duas unidades temáticas que são: Psicologia Aplicada á gestão e A importância da interacção.
Na primeira unidade temática começamos logo por perceber a diferença entre a psicologia organizacional e a psicologia geral.
A psicologia geral é a ciência que se dedica ao comportamento (tudo o que um organismo faz) e os processos mentais (experiencias subjectivas inferidas através do comportamento ou ainda Psicologia geral é a ciência do comportamento humano (e não-humano), da cognição, da emoção e da motivação.
A Psicologia Organizacional é uma ciência que estuda o comportamento do homem no seu contexto de trabalho, ou seja, os psicólogos organizacionais não lidam directamente com os problemas emocionais ou pessoais dos funcionários. Eles preocupam se com a produtividade e com as questões de eficiência no projeto de tarefas, selecção, treinamento e avaliação de desempenho de funcionários. Preocupam-se, ainda, com as questões ligadas ao bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho, ao stress no trabalho, e às práticas de supervisão (de liderança).
O objecto de estudo da psicologia organizacional é a integração e consequentemente o melhor aproveitamento do capital humano no contexto das organizações.
A partir de estudos se percebeu que o homem era o grande e maior recurso da organização e que faria a diferença em todos os sentidos. As máquinas estavam ao alcance de todos mas era necessário investir em pessoas para que estas máquinas funcionassem é a fase da Revolução do comportamento.
O psicólogo organizacional entra