Sintese comentada paradoxo da culpa
SINTESE COMENTADA – MEDIDA DE SEGURANÇA E TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ANTI-SOCIAL - O PARADOXO DA CULPA
Palmas/TO, Outubro de 2014
FASEM - FACULDADE SERRA DA MESA
RAQUEL FREITAS ARAUJO
Síntese do texto
Medida de Segurança e Transtorno de Personalidade Anti-social:
O paradoxo da culpa
TRABALHO da Disciplina Abordagem Sociopsicológica da Violência do Crime.
Professora: Kathya Nemeth Perez
Palmas/TO, Outubro de 2014
A INQUIETA BUSCA PELA ORIGEM: O mito
O presente trabalho aborda a difícil tarefa do advento da psicanalise, a qual desestruturou nossa identidade ocidental. Freud e Nietzsche problematizam os sentimentos que acompanham o homem desde suas raízes mitológicas; a culpa, o remorso.
Freud trabalha o sentimento da culpa de acordo com a violação do tabu e acaba encontrando teorias ambivalências, que estimula a sociedade ocidental a analisar seus sistemas punitivos de forma complexa. Hoje poucos atentam para esta problemática, encarando os fundamentos de punir como algo simples e natural.
Para o jurista Franz Von Liszt, o estudo de direito comparado indica que o ponto de partida coincide com o ponto de partida da historia da humanidade, quando se aborda a pena como um facto histórico primitivo. A revolta dos deuses exigia ritos de reparação. O sacrifício era o modo de recordar a força do tabu, ou seja, gêneses da pena legal, punição do Estado.
O antigo Testamento cita a lei de Talião, fundamental nos primeiros códigos do Antigo Oriente, onde a autoridade constituída se