Estudo da Biografia e do filme de Frida Kahlo
Biografia Frida Kahlo e estudo do filme
Discente: Thaís Cristina da Silva Marra
Muriaé
2014
INSTITUTO FEDERAL EDUCAÇÃO CIENCIAS E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS
Biografia Frida Kahlo e estudo do filme
Trabalho teórico de complementação ao Projeto Integrar IV apresentado ao Curso Superior Tecnológico do Instituto de Ensino Superior de Design de Moda.
Docente: Rodrigo Fonseca Caixeta
Discente: Thaís Cristina da Silva Marra
Muriaé
2014
1 - INTRODUÇÃO
Antes de efetivamente conhecer os passos de Frida Kahlo a partir da infância, a pintora é muito notada por um punhado de informações que circulam a seu respeito, informações que, quando se vive relativamente em harmonia com a cultura, são simplesmente impossíveis de ignorar. Frida, com seu olhar franco e direto, encimado por sobrancelhas espessas e negras que se uniam sobre o nariz, revelava algo de uma personalidade enérgica e dramática.
Portanto, qualquer elucidação a respeito da arte de Frida Kahlo é necessária. Foi através de sua pintura que, de forma mais ou menos intensa, Frida sonhou, ponderou, aceitou, amou, sofreu e expressou, como se relatasse as etapas, cada um dos momentos de angústia, apatia ou felicidade. Uma breve observação em suas obras e em sua indumentária, fica perceptível que ambas eram usadas como um veículo de comunicação de si mesma, é possível afirmar que os mais numerosos e duradouros eram os períodos de dor e agonia.
2 – O DESPERTAR DE FRIDA E DE UM “NOVO MÉXICO”
Para falar sobre Frida é necessário falar sobre todo o contexto histórico mexicano posterior ao seu nascimento. O ano de 1910 foi de fundamental importância para a sociedade mexicana. O cenário foi marcado principalmente pelas diferenças sociais, onde poucos eram milionários e muitos eram trabalhadores que viviam em total subsistência.